Ilustração: Alex UrbanX

No  dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, designers ativistas se juntaram a ativistas ambientais e pela soberania alimentar em uma ação narrativa nas redes sociais. A campanha visou conscientizar o público dessas páginas por meio da publicação de peças criativas com o tema “Comida sem agrotóxicos é um deireito de todos”. Em uma das piores crises de saúde que o Brasil já atravessou, o preço dos alimentos dispara e pelo menos 10 milhões de pessoas voltam a sentir fome no país.

As peças foram escolhidas por meio das hashtags #DesignAtivista e #DireitodeComerDireito publicadas pelos próprios designers. A chamada parte da conscientização de que fortalecer a agricultura familiar de base ecológica é o único caminho possível contra a fome e pela alimentação saudável. Uma chamada publicada nas redes do Design Ativista, Xepa e Greenpeace, uma semana antes do Dia do Consumidor, incentivava artistas visuais a desenharam suas peças e se somar na narrativa sobre a democratização de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos para todas as pessoas.

“A convocatória foi realizada pra que mais pessoas consigam entender que nem só o alimento orgânico é caro. Em nossa página da Xepativismo, já temos trabalhos pra desmistificar isso, desmistificar o acesso ao alimento seguro e de qualidade”, disse Bianca Lima, que coordena a Xepa, rede integrada à Mídia NINJA, voltada à luta pela alimentação saudável.

Confira alguns trabalhos publicados na página Xepativismo:

Arte: @tidedesign

Arte: @lipe_creator

Arte: @gabrielatornai_

Arte: @nickpartos

Arte: @natyhimelfarb

Arte: @miller.ttt

Arte: @sergio_smonteiro

Arte: @bsalabastian

Arte: @_pradobia