
Fotos: arquivo
Todas as quintas-feiras, a página @planetafoda, produzida pela frente de ações LGBTQIAP+ da Mídia NINJA, têm divulgado artistas independentes e colaborando na visibilidade de nomes LGBT que poucos conhecem mas que têm despontado na criação artística seja na sua região ou no seu ramo de atuação. Desde novembro de 2020, a rede já conversou com mais de 15 artistas, que desenvolvem trabalhos entre áreas e linguagens totalmente diversas. Da performance ao sertanejo, da poesia às artes visuais.
“É estimulante poder conversar com artistas que eu já admirava e também conhecer as trajetórias de outras pessoas”, disse Marcelo Mucida, colaborador da rede FODA, responsável por entrevistas com personalidades LGBT para o #ArtistaFOdA a cada 15 dias. “Levando em consideração o atual momento em que vivemos, penso que é muito potente poder visualizar como cada pessoa está propondo movimentações no micro, na sua realidade e entorno, que um dia podem gerar transformações maiores. É bom saber também que não estamos sozinhos na busca por respiros e por um mundo melhor, por mais utópico que isso possa soar”.
Para cada artista lançado na vitrine do Planeta FODA, a rede divulga a entrevista e algumas imagens que caracterizam seu processo de trabalho. Tanto as entrevistas como a curadoria de artistas são feitas pela equipe de colaboradores LGBT da rede FODA, que se reúne a cada 15 dias para mapear nomes e pensar abordagens.
Confira as entrevistas completas com os artistas já publicados na seção #ArtistaFODA no site da Mídia NINJA em midianinja.org/lgbt