Neste 14M, ELLA lança série de conteúdos que cobram justiça e celebram a vida da vereadora

14 de março de 2018. O dia em que Marielle Franco foi executada. Seus familiares, sua mulher, suas amigas e companheiras de luta perderam uma grande referência. De lá pra cá, as mulheres negras e o Brasil clamam por justiça. E este ano lançamos um pacote especial de conteúdos para honrar a memória de Marielle.

Nós, do ELLA e Mídia NINJA, estivemos ao seu lado na campanha para vereadora do Rio de Janeiro em 2016. Comemoramos a sua eleição histórica. Andamos com Mari pelas ruas da Maré, na Câmara Legislativa, em uma infinidade de atos, comícios e encontros. Ela se tornou colunista da Mídia NINJA. Nossas sedes receberam seus eventos e oficinas. Narramos com ela os momentos de luta, alegrias e dificuldades até poucos dias antes de sua execução.

Para representar todo esse processo publicamos conteúdo de duas ordens: cobrando justiça, perguntando quem foi o mandante do seu assassinato e retratando o rastro de dor que foi deixado com sua execução.

Sabendo que esta data é marcada por protestos nas ruas, houve uma busca de incentivar uma forma de manifestação segura em tempos de coronavírus – o primeiro produto lançado foi um kit com um vídeo especial para projeção na noite do 14M. Salvador, São Paulo e Fortaleza foram algumas das cidades que levaram as palavras e o rosto de Mari para as paredes da cidade.

Ao longo do dia fizemos uma série de publicações de artistas, ativistas e políticos cobrando respostas pelo assassinato. “Há 3 anos um vizinho de condomínio de Bolsonaro, membro do grupo de extermínio de gente homenageada pela família de Bolsonaro, entrou no carro de um cara que interfonou na casa de Bolsonaro antes de saírem para matar Marielle Franco, rival política dos filhos de Bolsonaro”, lembrou o jornalista Bruno Torturra. ELLA também pontuou: “1096 dias sem resposta. 1096 dias de luta. 1096 dias por Marielle. Não seremos interrompidas”. 

Também sentimos a necessidade de celebrar a alegria que Mari Franco exalava por onde passava. Assim, ELLA e NINJA convidaram familiares, amigas e a viúva da vereadora para contar histórias engraçadas, como por exemplo o dia em que ela e sua melhor amiga apareceram com o mesmo vestido no gabinete, ou quando Mari foi pega regando uma planta de plástico em sua casa. Os três vídeos foram divulgados na timeline d’ELLA, NINJA e no youtube oficial. 

Ao fim do dia ficou claro que Marielle ainda será lembrada por muitos anos, como sinônimo de luta, força, alegria e garra. Enquanto isso, seguimos perguntando: Quem Mandou Matar Marielle?

Veja os demais vídeos da série “Histórias de Mari” no youtube oficial da Mídia NINJA.

Veja a cobertura de outras ações do 14M no  Planeta ELLA.